Ascom/Semec

Com o objetivo de ofertar horas a mais de atividades educativas orientadas por professores e militares, utilizando o esporte a favor do aprendizado, estudantes da Rede Municipal de Ensino de Teresina iniciaram as aulas do Programa Forças no Esporte (PROFESP), programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), os ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Em Teresina, foram selecionados 65 alunos da Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso. Pelo menos duas vezes na semana as turmas estão envolvidas nas oficinas do Programa, que inclui ações complementares como palestras, atividades de educação ambiental, acesso à cultura, entre outros.

As aulas acontecem no 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e no 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), semanalmente no contraturno escolar, para aprofundar os conhecimentos em língua portuguesa e matemática, além de praticarem diversas modalidades esportivas, ampliando a jornada escolar dos estudantes.

Segundo Madalena Leal, gerente de Assistência ao Educando da Semec,  a parceria teve início em junho de 2019 e já vem proporcionando avanços entre os alunos participantes do programa. “Essa parceria fortalece o caminho que estamos trilhando por uma educação integral, com novas oportunidades, exercitando corpo e mente em prol da formação de cidadãos de bem. A iniciativa ajuda no fortalecimento de valores como disciplina e respeito. São benefícios que chegam naturalmente a partir do esporte, do exercício diário de organização e trabalho em equipe”, disse.