Ascom/Semec

Uma força a mais no processo de alfabetização dos alunos. Os assistentes de alfabetização das escolas da Prefeitura participaram, hoje (02), da 1ª Oficina Pedagógica, recebendo orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para o início dos trabalhos este ano. O grupo vai atuar com turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, auxiliando alunos no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

Os assistentes fazem parte de uma política nacional de alfabetização, recebem capacitação e dão atenção individualizada aos alunos com mais dificuldades. Em Teresina, 130 voluntários estão sendo preparados para essa função em 2020. Os recursos, como ajuda de custo, são garantidos pela Prefeitura de Teresina, já que a verba ainda não foi disponibilizada pelo Governo Federal.

A coordenadora de Alfabetização da Semec, Carmem Portela, explica que esse auxiliar ao professor alfabetizador é importante logo no início do ano para que os alunos comecem em um bom ritmo. “O objetivo é que os alunos possam de fato aprender o princípio alfabético e estejam prontos para as próximas etapas. Buscamos atingir a meta de 100% dos alunos alfabetizados no 1º ano do Ensino Fundamental, e não medimos esforços para isso”, conclui Carmem.