Tem início nesta quinta-feira (05), a Pré-Conferência Municipal de Direitos das Mulheres, evento que compõe o conjunto de atividades da Agenda Março Mulher 2020, e tem como finalidade debater políticas públicas, metas e ações que promovam autonomia feminina e equidade de gênero para mulheres em Teresina.

As atividades acontecem na quinta (05) e sexta-feira (06), no Centro de Formação Odilon Nunes, para representantes das zonas Norte e Leste, e no Auditório da Faculdade Santo Agostinho, para as zonas Sul e Sudeste, respectivamente. As duas atividades têm início às 08h da manhã.

Segundo a Gerente de Articulação e Transversalidade da SMPM, Adriana Carvalho, na ocasião serão eleitas delegadas que atuarão na IV Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres. “Nesse primeiro momento serão eleitas cerca de 31 delegadas em cada dia da pré-conferência, que deverão atuar na Conferência Municipal. As delegadas devem contribuir com as discussões e apresentar suas propostas. Estamos com expectativas muito positivas, é um evento muito significativo, que traz muitos temas relevantes para serem debatidos”, destacou.

Na Conferência Municipal, também serão selecionadas as delegadas que atuarão na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Piauí.

Conferência Municipal

A IV Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres vai acontecer no dia 31 de março, no Auditório do IFPI (Campus Teresina Central), e contará com o tema: “Garantia e Avanços dos Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”.

A ação tem como objetivo promover a participação da sociedade, sobretudo das mulheres, na formulação e controle de políticas públicas para as mulheres. Também visa estimular a criação e o fortalecimento das organizações de mulheres, levando informações e estimulando a atuação conjunta do município e do estado em torno de planos e metas comuns de políticas para as mulheres.

Participarão da Conferência, mulheres representantes de órgãos na capital ou movimentos sociais, Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Teresina, órgãos de controle das Políticas Públicas com ações voltadas à mulher, entre outros.