A magia e todo o encantamento que o circo proporciona vão ser realidade na vida de 500 crianças da zona norte de Teresina. O Programa Lagoas do Norte está elaborando a implementação e o financiamento do Circo Social, um projeto que oportunizará o ensino da arte circense a crianças em situação de vulnerabilidade que moram na região dos 13 bairros atendidos pelo programa.

Esta semana o PLN enviou a São Paulo o assessor técnico que está à frente da elaboração desse projeto, Allan Cronemberger, além do coordenador de Teatro da FMC, Kaio Vieira, e o diretor do Teatro João Paulo II, Francisco de Castro, da Fundação Monsenhor Chaves, órgão municipal que será o gerenciador do projeto. Segundo Allan Cronemberger, o objetivo da viagem é conhecer experiências exitosas de Circo Social em SP.

“Circo social é uma ferramenta que poderá ser articulada entre as pastas de cultura, educação e assistência social da cidade. Pretendemos atender 500 crianças e adolescentes e seus familiares em suas atividades que utilizam a arte e cultura como meio de fortalecer fatores protetivos dessas famílias”, explica Allan.

Além da elaboração técnica desse projeto, o Programa Lagoas do Norte está financiando também um estudo para que se possa conhecer a realidade dessas crianças e adolescentes, quais são os níveis de escolaridade e o ambiente escolar, a violência e as vulnerabilidades sociais à sua volta. A partir desse diagnóstico serão traçadas estratégias para incentivo de participação desse público nas aulas que serão disponibilizadas no circo.

Também em parceria com a Fundação Monsenhor Chaves, o PLN está financiando a expansão do projeto Banda Escola. Duas escolas da zona norte passam a integrar o projeto: escolas municipais Antônio Dilson Fernandes e José Nelson Carvalho, ambas com alunos de 1º ao 9º ano e situadas na zona norte de Teresina.

Para buscar a implementação desse projeto, o Programa Lagoas do Norte abriu processo licitatório e fez a compra de 17 tipos de instrumentos musicais. O investimento foi de R$ 260 mil. Porém, o apoio à ampliação do projeto Banda Escola não se resume ao financiamento para compra dos instrumentos, contempla também a realização de consultorias específicas. Essas consultorias têm a finalidade de monitorar e contribuir para o impacto dessa ação para a comunidade, para os jovens e suas famílias.

Mais que obras

Constituído de três vertentes de ação, o Programa Lagoas do Norte vai além de obras físicas que buscam acabar com os problemas de alagamentos pelas chuvas e melhorar a qualidade de vida da população que vive no entorno de lagoas e dos rios Poti e Parnaíba. Um dos seus componentes tem o objetivo de garantir que essa população tenha acesso a cultura e cidadania.

Entre as ações já realizadas com o financiamento direto do programa, destacam-se a elaboração e implantação do Plano Municipal de Prevenção da Violência (Vila Bairro Segurança), o Diagnóstico da Violência Contra a Mulher em Teresina e o apoio para a implementação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Além disso, vem financiando e prestando consultoria para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.