O prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, participam nesta quinta (05), em São Paulo, do Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola. O evento, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, terá a presença de especialistas nacionais e internacionais com o desafio de desconstruir alguns mitos que integram o imaginário sobre essas duas competências.

O objetivo do Seminário é ampliar informações sobre o tema com educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, mostrando que pensamento crítico e criatividade não são talentos natos ou restritos a alguns. Pelo contrário, são habilidades que podem ser desenvolvidas por todos para se tornarem ferramentas poderosas na conquista de resultados ao longo da vida.

Um dos palestrantes convidados é Andreas Schleicher, diretor de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Ele apresentará um estudo inédito no país sobre o tema, além de abordar o impacto dessas habilidades na próxima edição desta avaliação internacional, em 2021.

Além dele, pesquisadores da Índia, EUA, França e Bélgica participarão em mesas com especialistas brasileiros. A ideia é que a troca de experiências, baseadas em evidências científicas e implementações bem-sucedidas na prática educacional, inspire a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras para o país.