A Biblioteca Municipal Abdias Neves, localizada no prédio da Cenajus, centro da cidade, receberá as sedes da Delegacia do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) e da Associação dos Bibliotecários do Estado do Piauí. A inauguração do novo espaço acontece na próxima quinta (12), às 10h, com a presença de representantes da classe, dentro da programação do Dia do Bibliotecário, que vai até o dia 14 com bate papos, mesa redonda, oficinas e muito mais.

A Biblioteca Municipal Abdias Neves é uma das oito casas mantidas pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, e passou por uma reforma com a ampliação dos espaços, melhoria nas instalações e do acervo e conforto dos consulentes. Além disso, possibilitou a criação de uma sala para abrigar as reuniões das entidades.

O coordenador de bibliotecas da FMC, Etevaldo de Oliveira, destaca que a criação dos espaços visa melhorar as ações dos profissionais da área, fortalecendo a classe. “Vamos começar o ano com novidades, tanto para a classe dos bibliotecários como para os frequentadores, que agora têm mais infraestrutura”, destaca.

Além da inauguração da sala, com direito a corte de bolo, haverá uma programação para brindar o Dia do Bibliotecário. No dia 13, às 18h, acontece, no IFPI Campus Central, uma mesa redonda com o tema “Repositório Institucional e Visita MEC” com Sônia Moutinho, Rigoberto Veloso, Edson Cavalcante e Renato Sampaio.

No dia 14, na Praça do bairro Nova Teresina, acontecem diversas atividades dentro do projeto Teresina em Ação, com troca de livros, oficina de restauração de livros, “Tira Dúvida ABNT”, bate papo literário e Ônibus Bibliosesc, bem como pintura de rosto, teatro de bonecos e contação de histórias para as crianças.