Ascom/Semec

Entusiastas da educação estão reunidos, hoje (05), em São Paulo pensando em práticas pedagógicas inovadoras para o país. O prefeito de Teresina Firmino Filho e o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma também fazem parte do grupo convidado pelo Instituto Ayrton Senna para o Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola.

O evento reúne educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas em debates sobre a importância do estímulo à criatividade e ao pensamento crítico na formação dos estudantes. A ideia é mostrar que essas são competências que podem ser desenvolvidas ao longo da vida, e não talentos para poucos.

Pesquisadores da Índia, Estados Unidos, França e Bélgica participam em mesas com especialistas brasileiros, trazendo evidências científicas para inspirar a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras. “É uma oportunidade de conexão com importantes conhecimentos. Cuidando do futuro de nossas crianças e adolescentes pela a educação”, disse Montezuma.

Na oportunidade, Firmino entregou pessoalmente o novo Currículo do Ensino Fundamental de Teresina à presidente do Instituto, Viviane Senna. O documento foi reformulado, ainda em 2018, a partir de um processo democrático e cuidadoso, com participação de diversos setores que compõem a educação municipal.