Ascom/SMPM

Neste domingo (08), data que celebra o Dia Internacional da Mulher, será realizada a 1ª edição da corrida de rua “Todos por Elas”. O evento, que é uma realização da Tritiming Eventos Esportivos com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), será realizado na Avenida Maranhão, a partir das 6h, com concentração no Posto Cacique, no bairro Matinha.

Segundo a organização do evento, cerca de 350 pessoas se inscreveram para a corrida. As participantes irão concorrer às premiações pelos percursos de 10km e 5km, em seis categorias diferentes, seguindo cada faixa etária. Os inscritos formais concorrem às premiações, mas todos podem participar do evento e contribuir no andamento do percurso.

Para a organizadora Carla Machado, a data do 8 de março foi escolhida por sua grande representação e simbologia para a vida das mulheres. “Sabemos o quanto o esporte é transformador na vida das mulheres. Muitas vezes algumas não encontram tempo para si mesmas, e essa iniciativa busca fortalecer a participação de mulheres no esporte, de incentivar essa prática, além de ser uma forma de homenagear às mulheres nesta data tão simbólica”, destacou.

Representantes da SMPM também estarão no evento levando material educativo da campanha “Não Te Dei Liberdade”, ação que pautou o enfrentamento à importunação sexual de mulheres na cidade de Teresina.

A gerente de enfrentamento à violência da SMPM, Lidiane Oliveira, afirma que o momento é de reafirmar a luta pelo direito das mulheres. “É uma data muito significativa, queremos levar informação e fazer essa reflexão, de como ainda temos muitos caminhos a percorrer em busca da equidade de gênero”, destacou.