Ascom/FMS

Neste sábado (07), a partir das 7 h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar o primeiro mutirão de 2020 para atender pessoas que aguardam em fila de espera eletrônica por consulta com médicos ortopedistas. Os atendimentos fazem parte do programa “Teresina The Atende” e irão acontecer nas Unidades Básicas de Saúde Cidade Verde, próxima ao Verdão, e Poty Velho, na zona norte de Teresina.

As pessoas que participarão do mutirão neste sábado já foram comunicadas por telefone e pelos Agentes Comunitários de Saúde, que visitaram as casas. “Solicitamos que os convocados não deixem de comparecer ao local para receberem atendimento. No mesmo dia, além das consultas, elas também farão diversos exames e poderão marcar cirurgias, se for necessário”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

Em 2020, o programa “Teresina The Atende” terá um novo formato. “Cada etapa do mutirão irá acontecer por regional de saúde para atender os pacientes moradores daquela região, que se encontram em fila de espera eletrônica do SUS. Com a ação, pretendemos dar agilidade e fluidez à nossa rede de saúde, de modo que todas as regiões da cidade serão contempladas com atendimentos em várias especialidades”, finaliza Charles.

Segundo Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da FMS, a Fundação organizou tudo de modo que o atendimento seja resolutivo. “No dia, iremos disponibilizar equipe para orientar a população e fornecer transporte para levar os pacientes para realizar os exames que forem solicitados, como raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada”, finaliza.

O programa “Teresina The Atende” foi lançado no mês de agosto de 2019 pela FMS para realizar mutirões de consultas e exames especializados, de forma periódica. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento especializado e diminuir a fila de espera eletrônica para especialidades que têm demanda grande e crescente, a exemplo da neurologia, oftalmologia, cardiologia e ortopedia.