Ascom/ SMPM

O bem-estar físico e emocional é um dos principais instrumentos trabalhados em mulheres vítimas de violência. No trabalho da autoestima, as mulheres executam atividades para se sentirem melhor com a aparência e assim conquistar mais confiança.

A oficina de Automaquiagem realizada no Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), nesta segunda-feira (09), foi pensada com esse objetivo. A atividade faz parte do cronograma de ações da Agenda Março Mulher 2020, programação que traz inúmeras atividades como palestras e rodas de conversa em alusão ao mês da mulher.

A maquiadora Naiara Torres, da Fundação Wall Ferraz, comandou a atividade com as mulheres vítimas de violência atendidas pelo CREG e comentou como o exercício de automaquiagem pode ajudá-las na conquista da autoestima.

“Quando elas passam por essa situação de violência, a maioria a perde a vaidade, e a maquiagem ajuda na recuperação dessa autoestima, fazendo com que  elas se sintam bonitas novamente, e a partir do momento que você se sente bonita de novo, você passa a não deixar que outra pessoa te diga o contrário”, afirmou a profissional.

A dona de casa Rosana Santos, frequenta o Centro há um ano e seis meses e falou um pouco sobre a experiência da aprendizagem. “Aprendi bastante nesse curso. Eu só sabia o básico de maquiagem. E maquiagem é algo que mexe com tudo, com a pele, sorriso, olhar. Tudo isso influencia na hora que você olha no espelho, em como vai se sentir”, declarou.

Quem também se mostrou muita satisfeita com a atividade foi à aposentada Brígida da Silva, 55 anos, que frequenta o espaço há cerca de três anos. “Todo esse trabalho é muito importante pra gente, mexe muito com a autoestima. Juntou um pouco com o que eu já sabia de maquiagem, então só agregou conhecimento. Gostei muito desse exercício, espero que tenha mais vezes”, contou a aposentada.

Para a participação na atividade as mulheres foram presenteadas com um quite básico de maquiagem composto por lápis de olho, sombra, pó compacto e batom.

As próximas atividades,  do cronograma de ações da Agenda Março Mulher 2020 no Centro de Referência acontecem nesta sexta-feira (13), no Parque da Cidadania, às 08h30. Será o Dia Holístico: Tempo de Cuidar, com atividades de yoga, reiki e meditação. Já no dia 17 de março, às 08h30, será realizada uma aula de zumba do projeto “Mulheres que Dançam”, na sede do CREG, que fica localizado na Rua Benjamin Constant, 2170, Centro/Norte.