Alunos do 9º ano de escolas municipais começaram no último sábado (07) a busca pelo sonho de ingressar no Instituto Federal do Piauí (IFPI), participando do curso pré-IFPI promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

As aulas são gratuitas e acontecem aos sábados no Centro de Formação Professor Odilon Nunes. Este ano, 330 estudantes de 58 escolas participam do preparatório, que traz uma proposta de aulas mais dinâmica das disciplinas de língua portuguesa e matemática.

O secretário municipal de Educação fez questão de participar da abertura e dar as boas vindas aos alunos com uma mensagem de motivação. “A educação pode mudar a vida das pessoas, como mudou a minha. O preparatório para o IFPI que está sendo oferecido é uma forma de incentivá-los a ir cada vez mais longe. É uma oportunidade de aprender mais”, declarou. Na ocasião, Montezuma pediu dedicação da turma e compromisso com a frequência e horário das aulas.

Ilenyldes Leal, coordenadora do preparatório, explica que os alunos encerram este ano o ciclo acadêmico na Rede Municipal. “Nossos alunos estão encerrando mais um ciclo acadêmico e muitos procuram, principalmente, instituições renomadas para a continuidade dos estudos. O pré-IFPI é um apoio a mais, com aulas que contemplam os principais conteúdos de matemática e língua portuguesa. Os participantes recebem vale transporte para o deslocamento, lanche, fardamento e apostilas”, diz.

Ilenyldes conta ainda que os estudantes são motivados pelos professores. “Além do conteúdo específico para os seletivos que participarão no final do ano, esses alunos são encorajados na busca por seus sonhos. Temos um histórico de muitas aprovações: em 2019 tivemos 339 alunos aprovados no teste do IFPI e mais 104 para a Escola Militar, fruto desse trabalho e da dedicação dos jovens”, afirma.