Uma força a mais para o ensino da matemática na Rede Municipal de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) formou 21 professores no curso Didática Específica de Matemática, uma parceria com a Fundação Lemann e o Grupo Mathema. A solenidade de formatura contou com a entrega dos canudos, certificados e muita expectativa para os próximos passos.

Os participantes do curso já são formadores da Rede. Durante dois anos dedicaram-se a aprender novas metodologias para tornar o ensino da disciplina mais leve, prático e significativo. A missão agora é multiplicar os conhecimentos nas capacitações, levando novas estratégias para as escolas.

A formadora do Mathema, Priscila Cerqueira, estimulou os formandos ao agradecer o compartilhamento de saberes. “Encontrei em Teresina uma equipe de professores apaixonados pelo ensinoe juntos avançamos na matemática para aumentar as chances de sucesso dos alunos. Compartilhamos do sonho de uma prática pedagógica diferente, para transformar a realidade em que vivemos. Todo mundo pode aprender matemática, nosso trabalho é abrir caminhos para que isso aconteça. Esses profissionais abrilhantaram minha caminhada”, disse Priscila, emocionada.

Para Samuel Eugênio, professor escolhido como orador da turma, essa é uma oportunidade de transformar a prática pedagógica nas unidades de ensino. “Vimos como teoria e prática podem estar alinhadas em novos métodos de ensino. Que possamos enxergar o vento dessa mudança para melhorar ainda mais nossa educação”, discursou.

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, participou da formatura e agradeceu o empenho dos formadores, estimulando a turma a buscar cada vez mais conhecimentos. “A educação transforma e só faz sentido quando compartilhamos esse conhecimento. O Mathema é uma estratégia importante para que nossos alunos aprendam realmente matemática e as formações são essenciais para o sucesso desse trabalho”, disse Montezuma.

Mathema qualifica processos formativos

Em reunião na semana passada, técnicos do Mathema e da Semec organizaram um plano de ação para qualificar ainda mais os processos formativos na rede municipal, traçando as novas metas.

Segundo Cristiane Chica, gestora pedagógica do Mathema, é preciso garantir que as formações tenham impacto na sala de aula. Para ela, o foco das formações é levar os elementos necessários para que o professor tenha segurança de chegar na escola e ousar, transformar e melhorar as práticas em sala, para que a gestão da aula seja eficiente o suficiente e mais alunos aprendam matemática. “Estamos trabalhando especificamente em um projeto de formação que garanta essa qualidade, para melhorar ainda mais os resultados e desempenho dos alunos. Também devemos direcionar o planejamento para implantação do novo currículo, que traz muitas inovações na área da matemática”, conclui.