Contribuir na redução de até 40% da conta anual de energia elétrica do município, com a implantação de três mini usinas fotovoltaicas em Teresina. Esse é o objetivo do projeto de Parceria Público Privada (PPP) que o prefeito Firmino Filho envia, nesta terça-feira (10), à Câmara Municipal de Teresina.

O projeto prevê a operação, manutenção e conservação das três mini usinas fotovoltaicas. A primeira mini usina fotovoltaica terá capacidade energética de cinco megawatts, e ficará localizada dentro do Pólo Empresarial Norte. Após a escolha da empresa vencedora, será elaborado o projeto executivo para o início das obras.  A previsão é que a usina seja inaugurada no segundo semestre de 2020.

As outras duas usinas devem ser instaladas na região do Salobro. Com o investimento, todas as secretarias municipais serão beneficiadas com a produção de energia solar. Além da economia no valor da conta mensal do município com energia elétrica, as usinas beneficiam o meio ambiente com a produção de energia limpa e renovável.

A secretária municipal de Concessões e Parcerias, Monique Menezes, ressalta que a Prefeitura de Teresina já deu passos importantes para a realização do empreendimento, como a aquisição da licença ambiental e a autorização da Equatorial. “Ao final, quando tivermos todas as usinas funcionando, nossa perspectiva é de tenhamos uma economia de até 40% do valor gasto em energia. A perspectiva é que o retorno do projeto seja em torno de quatro a cinco anos”, esclarece.