Ascom/Semec

Professoras, coordenadoras pedagógicas e diretoras da Educação Infantil de Teresina estão em festa com a VI edição do Prêmio de Valorização do Mérito na Educação Infantil, que oferece um bônus em dinheiro às equipes escolares que tiveram melhor desempenho no ano de 2019. A solenidade de premiação aconteceu hoje (10) no auditório do Tribunal de Justiça.

O momento foi de emoção e comemoração, ao serem anunciados 157 CMEIs premiados, sendo 27 que atingiram 100% no padrão de qualidade. Os valores, que somam R$ 5 milhões, são distribuídos para os profissionais e caem direto em suas contas bancárias, como forma de reconhecimento por todo o esforço. O resultado é com base no desempenho dos alunos do II Período durante as provas do Sistema de Avaliação do Município de Teresina – SAETHE.

 “Acho esse prêmio o máximo, incentiva os professores e até a comunidade”, declara Raimundinha, diretora do CMEI Professora Hildete, na Vila São Francisco. Segundo ela, é um incentivo a mais para sua escola que gosta de estar entre as primeiras. No ano passado, mais de 90% dos alunos desse CMEI foram alfabetizados aos 6 anos de idade. “Cada aluno é importante, por isso não medimos esforços para alcançar o melhor resultado. Para nós, o mais incrível é ver nossas crianças lendo e escrevendo, sonhando em uma comunidade tão carente”, completou.

Segundo a gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Sammya Ribeiro, as equipes escolares se superam a cada edição do Prêmio. “Muitos CMEIs estão avançando para a maior categoria, o que nos deixa muito orgulhosos. Essa é uma forma de incentivo porque valoriza o trabalho diário dentro das escolas, além de ser um momento de muita comemoração”, disse.

A professora Fernanda Valéria, do CMEI Ramsés Ramos, destaca que é um trabalho em equipe. “Não é só pelo dinheiro, é pelo brilho nos olhos das crianças quando começam a descobrir o mundo. Temos um trabalho bem planejado na escola, e juntos somos parte da melhor educação do Brasil”, vibra.

O secretário municipal de Educação Kleber Montezuma já declarou que essa é uma das festas mais bonitas. Em sua fala, agradeceu a dedicação dos educadores e falou em amor pelo que faz. “Esses profissionais se dedicam de corpo e alma à educação das crianças, o que nos dá ainda mais gás. Se muito já conquistamos, mais vale o que virá”, concluiu.