Ascom/Semcaspi

A edição do mês de março do Teresina em Ação vai acontecer no próximo sábado, dia 14, e terá como tema o Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08 de Março. O evento vai acontecer a partir das 8h na Praça Camila Pereira de Abreu, no bairro Nova Teresina, zona Norte da capital. Serão mais de 175 serviços ofertados gratuitamente para a população teresinense.

“Além dos já tradicionais serviços como emissão de documentos como R.G, Carteira Estudantil, Registro Civil e Passe Livre, estamos com uma programação especial junto com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres divulgando campanhas de violência contra a mulher, além da oferta de serviços para a garantia dos direitos das mulheres. Esse Teresina em Ação vai ter muita prestação de serviço, conscientização, educação e entretenimento”, afirmou Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que organiza o evento em parceria com a TV Clube.

A Praça Camila Pereira Abreu vai receber dezenas de estandes, entre eles o da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com distribuição de preservativo, hipoclorito de sódio, orientações sobre combate e prevenção de arboviroses, tuberculose e hanseníase, infecção sexualmente transmissível, orientação física e nutricional (sal de ervas), avaliação do Índice de Massa Corporal e Circunferência abdominal, dentre outros.

O Teresina em Ação é uma iniciativa de Prefeitura de Teresina para facilitar a vida das pessoas, que têm ao seu dispor dezenas de serviços ali praticamente na porta de casa. “Muitas pessoas não tem sequer o dinheiro para pagar uma passagem de ônibus, mas precisam tirar uma carteira de identidade, cortar o cabelo, ou resolver um problema com sua conta de água ou de energia elétrica. Essas pessoas conseguem fazer essas tarefas justamente no Teresina em Ação, por isso ele é um evento tão requisitado pelas comunidades”, disse Samuel Silveira.

A lista de serviços oferecida pelo Teresina em Ação é extensa: orientação gratuita sobre divórcio e reconhecimento de paternidade, alistamento militar, emissão de carteira estudantil, conciliação judicial, orientações ao direito do consumidor, consulta do SPC, emissão do título de eleitor, impressão e confecção de currículos, oferta de cursos de treinamento em seis áreas, orientação sobre saúde mental entre dezenas de outros serviços.

O Teresina em Ação já contabiliza 28 edições realizadas em bairros de todas as regiões da cidade. O projeto continua mensalmente, sempre aos sábados. A população pode entrar em contato com a Gerência de Política Integradas da Semcaspi, por meio do 3131-4714, e solicitar um Teresina em Ação no seu bairro, mais informações sobre a programação, ou até mesmo se disponibilizar para voluntariado.