Na próxima segunda-feira (16) é comemorado o Dia do Ouvidor. Em alusão à data, a Ouvidoria Municipal de Teresina, em parceria com a Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí, realizará uma semana de atividades entre os dias 16 e 20 de março, reunindo palestrantes e a sociedade civil.

Hassan Said, ouvidor geral da Prefeitura Municipal de Teresina, destaca que as atividades são importantes para discutir o fortalecimento das ouvidorias e da cidadania. “Temos encarado de forma, cada dia mais forte, que a ouvidoria é um importante instrumento de prestação de serviço público. Por isso, fazemos o convite para que a população participe da semana do ouvidor. É uma oportunidade de debatermos sobre nossa prestação de serviço”, comenta.

Uma intensa programação foi pensada para divulgar a Rede de Ouvidorias e também incentivar a participação da população na construção de um controle social forte e engajado. A programação incluiu ainda a divulgação do aplicativo Colab, ferramenta adotada pela Prefeitura de Teresina que possibilita a participação da população na resolução das demandas da cidade.

O evento é realizado em parceria com a Rede Ouvir: Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí, constituída pelas Ouvidorias: Prefeitura de Teresina, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Associação Piauiense de Municípios, Defensoria Pública do Piauí, Estado do Piauí, Tribunal de Justiça do Piauí, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Piauí e OAB – PI.

Confira a programação:

16/03
8h- Inauguração da Galeria dos Ouvidores. Local: MPPI.
REDE OUVIR-PI, das 14h às 21h – Ação para promover o controle social e ressaltar a importância do Ouvidor, local: Teresina Shopping.

17/03
11h – Palestra: Ouvidoria e cidadão integrados pelo aprimoramento e transformação da sociedade. Local: Escola Municipal do Mocambinho, Rua: Lourival Pereira as Silva, 4991. Palestrante: Raquel Normando, ouvidora do Ministério Público do Estado do Piauí.

18/03
11h – Palestra: Ouvidoria, Participação e Cidadania. Local: Unidade Escolar Maria da Conceição Salomé, Rua: 07, n° 6006, Renascença II. Palestrante: Mara Jordane Silva Pinto, coordenadora da Ouvidoria de Justiça Eleitoral – TER-PI.

19/03
11h – Palestra: Apresentação do COLAB – Sua solicitação na palma da mão. Local: Escola Municipal Miriam Portela Nunes, Rua: Tomás Campelo, 5763, B, Saci. Palestrante: Hassan Said, ouvidor geral da Prefeitura Municipal de Teresina.

20/03
11h – Práticas Exitosas  da Ouvidoria do TCE-PI como fortalecimento do Controle Social. Local: Unidade Escolar Sigefredo Pacheco, Rua: Décio Genuíno de Oliveira, 257, Bela Vista. Palestrante: Isabel Cristina Duarte Almeida, chefe de gabinete da ouvidoria do TCE-PI.