Ascom/FMC

Consolidar o Plano Municipal de Cultura. Este foi o objetivo da reunião realizada nesta quinta-feira (12) com gestores do Programa Lagoas do Norte, Fundação Monsenhor Chaves (FMC) e do Conselho Municipal de Cultura. Realizado no Palácio da Música, o encontro também segue amanhã (13), durante todo o dia.

O Plano Municipal de Cultura representa um documento de planejamento com o objetivo de orientar a execução de políticas públicas culturais na cidade em um período de 10 anos, sendo um dos deveres gerados pela adesão de Teresina ao Sistema Nacional de Cultura.

O Plano irá possibilitar ao setor cultural e demais áreas a implantação de normas integradas que ajudam no seu desenvolvimento. “Esse plano é composto por diretrizes que irão nortear a política de cultura. Então, para a nossa capital, é super importante porque ela vai se destacar a nível regional, pois poucas capitais aderiram a esse projeto”, afirma Allan Cronemberger, assessor técnico da Unidade de Gerenciamento do Programa Lagoas do Norte.

Com a presença dos consultores Kátia Costa (Bahia) e José Márcio Barros (Minas Gerais), a reunião buscou estimular a sensibilização dos atores e agentes envolvidos no desenvolvimento do Plano de Cultura. “Apoiaremos o órgão gestor na elaboração do Plano ao longo deste ano, acompanhando e contribuindo com o trabalho. Esperamos que Teresina possa ter um planejamento que oriente a execução da política pública de cultura em toda a cidade”, disse Kátia Costa.