O xadrez já vem fazendo sucesso entre os alunos das escolas municipais de Teresina há um tempo e agora a Prefeitura de Teresina aposta na formação de grandes campeões da modalidade. A partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) com a Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV) e a Federação Piauiense de Xadrez, teve início no último dia 14 o projeto de aulas de xadrez aos sábados, que já está em seu segundo ano.

São 43 alunos que foram selecionados para receberem uma formação completa em xadrez. São jovens do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental que possuem pouco contato com a modalidade, mas demonstram talento e disposição para quatro anos de estudos aos finais de semana. As aulas acontecem na Escola Municipal Murilo Braga, mas reúnem alunos de 13 unidades de ensino.

A formação é conduzida pelo enxadrista profissional Júlio José, membro da Federação de Xadrez. Segundo o professor, o objetivo é aprofundar o contato dos alunos com o xadrez a partir da identificação de potenciais. “Vamos prepará-los a partir das técnicas do xadrez de competição e aprimorar esses talentos”, disse Júlio.

Além de serem lapidados para competições de alto nível, os estudantes devem melhorar o desempenho acadêmico com o projeto. A ideia partiu do próprio prefeito Firmino Filho, que vê no xadrez uma ferramenta pedagógica para o ensino da matemática e de valores como respeito, disciplina e concentração.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto na SEMEC, Regina Soares, os benefícios estão ligados à formação integral dos jovens. “O projeto contribui com o desenvolvimento das habilidades em vários aspectos, inclusive nas disciplinas escolares a partir da interpretação, do raciocínio lógico e do foco. São alunos que já têm afinidade com a modalidade, então vamos formar campeões no xadrez e em sala de aula”, destacou.