Teresina sediou, neste final de semana, a primeira edição do Troféu FPDA de Natação 2020, competição que aconteceu na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Os atletas assistidos pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), se destacaram na disputa com várias medalhas.

Arthur Nunes, da equipe AABB, participou, na categoria mirim, de cinco modalidades, contabilizando cinco medalhas de ouro, nos 50m peito, costas, livre, borboleta e 100 m medley. A equipe recebeu ainda o troféu campeã do torneio.

Já da equipe USMT – União dos Servidores Municipais de Teresina, Gabriel Costa levou cinco medalhas, sendo uma de ouro e quatro de prata. Beatriz Costa nadou três provas e ganhou uma medalha de bronze. Juliana Cunha nadou duas provas e ganhou duas medalhas, uma de prata e uma de bronze. Já Rômulo David Ribeiro nadou quatro provas e trouxe quatro medalhas, sendo uma de ouro e três de prata.

A treinadora Ivonildes Ferreira de Sousa Costa, da equipe USMT, afirma que essas competições locais são importantes para motivar os atletas. “A competição é importante porque avalia o desempenho de cada um, tanto dos atletas como dos treinadores. Estamos no início da temporada então vamos ter que treinar muito, ainda vamos melhorar algumas coisas. Essas competições servem para motivar os nossos atletas, que treinam para se preparar para competições estaduais e regionais que acontecem fora”, disse.