Renato Bezerra

Criar uma rede de proteção para controlar a transmissão do coronavírus em Teresina. Foi com esse objetivo que o prefeito Firmino Filho se reuniu na tarde de segunda-feira (16) com gestores municipais para consolidar um plano de ação para a cidade no que diz respeito à prevenção ao Covid 19. Durante a reunião ficou decidido que as aulas nas escolas municipais serão suspensas por 15 dias a partir desta quinta-feira (19). Também foram definidas medidas nas áreas da saúde e outros serviços ofertados pela Prefeitura de Teresina.

“Temos mais de 90 mil alunos em 312 unidades de ensino da Prefeitura de Teresina. Devemos ter responsabilidade porque lidamos com vidas e precisamos manter a segurança e saúde das nossas crianças. Não há casos confirmados em Teresina, mas temos que nos preparar, levando em consideração a facilidade de transmissão do vírus. Devemos adotar um conjunto de ações para a cidade e esta reunião com os gestores municipais é justamente para alinhar essas medidas”, disse o prefeito Firmino Filho.

O prefeito acrescentou que, na área de saúde, a Fundação Municipal de Saúde tem um Plano de Contingência sobre a doença. “Várias medidas estão sendo tomadas para garantir o atendimento à população. Na atenção básica, toda Unidade Básica de Saúde (UBS) será a porta de entrada preferencial para os casos suspeitos de Covid 19. Haverá também a suspensão de visitas no HUT e nos demais hospitais municipais, sendo apenas um visitante por paciente em dias alternados. Além disso, serão canceladas as atividades coletivas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”, disse.

A Prefeitura de Teresina está consolidando um documento com todas as orientações no que diz respeito às ações e funcionamento dos órgãos municipais. O prefeito Firmino Filho divulgará essas informações em entrevista coletiva nesta terça-feira (17), às 10h, no Palácio da Cidade.