Ascom/Semec

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina estão de férias antecipadas e ficarão em casa por pelo menos 15 dias. As escolas cumprem medidas de prevenção contra o coronavírus. Para manter os pais informados sobre a reorganização do calendário escolar e até passar dicas de proteção contra a pandemia, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vai potencializar o uso do MobiEduca.Me.

Nesta quinta-feira (19), a equipe responsável pela ferramenta pedagógica esteve na Semec para planejar uma expansão da parceria. O MobiEduca.Me contribui no processo de comunicação com as famílias, monitoramento do fluxo escolar e gerenciamento das avaliações. Agora, vai ser um importante canal de disseminação das informações relacionadas ao coronavírus e a educação.

Até o início deste ano, o sistema funcionava em 61 escolas municipais. Com a iniciativa da expansão, passa a contemplar todas as 150 unidades de Ensino Fundamental, beneficiando cerca de 65 mil famílias. Enquanto aguarda o retorno das aulas para iniciar as novas ações, o MobiEduca.Me será utilizado para o envio de informativos aos pais.
De acordo com a secretária executiva de Ensino, Irene Lustosa, a Secretaria estuda a possibilidade de emitir também atividades pedagógicas para os alunos por meio do celular.

“Essa é uma ferramenta de gerenciamento da Rede que nos traz muitas possibilidades, inclusive a interação institucional com os pais. Até então estava em parte das nossas escolas, agora é ampliada em um momento importante, em que precisamos manter os alunos informados sobre tudo que está acontecendo na cidade. Pretendemos, ainda, retomar a interação pedagógica com os estudantes, caso haja continuidade desse período de férias. Planejamos enviar sugestões de exercícios, atividades, leituras, para que o tempo em casa seja proveitoso”, afirma Irene.

O analista de negócios Antônio César explica como vai funcionar o sistema. “A tecnologia é uma aliada da Rede Municipal de Ensino de Teresina a medida que sistematizamos os dados para um melhor acompanhamento do desempenho de escolas e alunos. Nesse momento, pretendemos aproximar ainda mais todos os atores educacionais por meio do Mobi Família, uma ferramenta que os pais já conhecem, mas ganha novidades para mantê-los informados durante o período de antecipação das férias. A ideia é que os pais tenham o aplicativo instalado nos seus celulares e acessem todas as informações”, finaliza.