A partir da próxima segunda-feira (23), 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina passarão a funcionar também no período noturno, ampliando o atendimento durante a pandemia do Coronavírus. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 21h e aos sábados, das 7h às 11h. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel Moura Neto, informou que a estratégica de criação do terceiro turno pretende fortalecer a atenção básica.

“Desde quinta-feira, todas as UBSs estão realizando atendimento básico diferenciado: continuam ofertando consulta médica e de enfermagem para casos de urgência, sem que haja necessidade de agendamento. Os serviços de vacina, coleta de exames e entrega de medicamentos também permanecem funcionando. Já os procedimentos odontológicos e atividades coletivas foram suspensos”, informa Moura.

Nesta atual situação, as UBSs foram definidas como a porta de entrada preferencial para atender pessoas com síndromes gripais, incluindo casos suspeitos de COVID-19. “Se houver necessidade, os pacientes serão encaminhados para outros pontos da rede de saúde”, afirma o presidente da FMS.

O diretor de Atenção Básica da Fundação, Kledson Batista, ressaltou que a medida faz parte do Plano de Contingência da FMS para enfrentamento do coronavírus. “Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Teresina está abrindo mais postos de atendimentos. Isso contribui para que a demanda espontânea seja atendida de maneira rápida e eficiente. Entendemos que essa iniciativa facilita o acesso dos usuários aos serviços de saúde”, finaliza.

Confiram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados, das 7h às 11h:

1.UBS Portal da Alegria
Endereço: Rua 13/18, S/N, Portal Da Alegria Iii, zona sul
2. UBS Irmã Dulce
Endereço: Rua Santa Francisca Cabrini, S/N, zona sul.
3 UBS Todos os Santos
Endereço: Av Prof Camilo Filho, 6133, Todos os Santos, zona sudeste
4. UBS Novo Horizonte
Endereço: Rua Santo Estevao, S/N, Vl Cel Carlos Falcão, zona sudeste
5. UBS Dagmar Mazza
Endereço: Av Agricolandia, S/N, Santo Antonio, zona sul
6. UBS Poty Velho
Endereço: Rua Mario Augusto Freitas, 1469, Poty Velho, zona norte
7. UBS Santa Maria da Codipi
Endereço: Rua Raimundo Doroteia. S/N, zona norte
8 UBS Taquari
Endereço: Rua Engenheiro Ribamar Machado, S/N, Vale Quem Tem, zona leste
9. UBS Planalto Uruguai
Endereço: Rua 1, 6955 , Planalto Uruguai, zona leste
10. UBS Cidade Jardim
Endereço: Rua Pedra Branca, S/N, Cidade Jardim, zona leste