O uso de carro de som nos bairros é mais uma estratégia da Prefeitura de Teresina para conscientizar a população sobre o controle da pandemia do novo coronavírus. A medida reforça às pessoas a importância de ficar em casa para diminuir o risco de disseminação da doença, que poderá sobrecarregar os serviços de saúde.

Os veículos estão circulando em diversas regiões da cidade com mensagens educativas sobre os sintomas, as formas de transmissão e prevenção da doença. “A Prefeitura de Teresina e a Fundação Municipal de Saúde estão trabalhando para diminuir a contaminação de nossa população. Nossas unidades de saúde estão atendendo pessoas com sintomas do coronavírus. Mas, para não sobrecarregar o sistema de saúde, só procure a unidade se realmente estiver com os sintomas”, diz o alerta divulgado no carro de som.

Os principais sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. As Unidades Básicas de Saúde de Teresina continuam atendendo urgências, vacinas, exames e entrega de medicamentos. Os demais serviços estão suspensos.

A transmissão do vírus acontece por meio de gotícula de saliva, espirro, tosse, catarro, toque, aperto de mãos e quando tem contato com objetos ou superfícies contaminadas. Por isso, para se prevenir, você precisa lavar bem as mãos com água e sabão frequentemente, evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.