Costureiras dos Centros de Produção de Teresina estão colaborando com a confecção de máscaras e toucas, que são equipamentos de proteção individual, para serem doadas nos hospitais municipais e estaduais da cidade. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) com uma empresa privada da capital, que fez a doação de tecidos para que sejam confeccionadas três mil máscaras e toucas e, assim, colaborar com medidas de contenção de transmissão do novo coronavírus.

Segundo Ricardo Bandeira, secretário municipal de Economia Solidária, costureiras de três Centros de Produção da capital estão envolvidas nesta atividade. “Recebemos esta doação de material, com máscaras e toucas já cortadas, só em ponto de acabamentos, para serem finalizadas por nossas costureiras e doadas nas Unidades de Saúde da nossa capital. Estão empenhadas neste serviço as costureiras dos Centros de Produção Padre Eduardo, na zona Norte, e Monte Horebe e Redonda, na zona Sudeste”, informa o secretário.

Ricardo Bandeira acrescenta que esta parceria demonstra a solidariedade do teresinense e o seu engajamento nesta luta contra esta pandemia. “É uma alegria para nós do poder público atuarmos em parceria com a iniciativa privada para colaborar com esta luta que é de todos nós, de conter a covid19, que tem um alto poder de transmissão. Temos 16 Centros de Produção na nossa capital e toda e qualquer inciativa neste sentido serão recebidas de portas abertas por nossas costureiras”, explica.

A previsão é que até amanhã sejam concluídas estas máscaras e toucas, que serão entregues pelo empresário que fez a doação para a Fundação Municipal de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do Piauí, para serem distribuídas conforme a demanda nos hospitais.

Para restringir a circulação e aglomeração de pessoas, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) está com atividades voltada ao público suspensas, com exceção do Banco Popular, que está fazendo o rodízio de funcionários para agilizar pagamentos de empréstimos já solicitados e fazer agendamentos. “Estamos preparando um formulário para o site da Prefeitura de Teresina para aquelas pessoas que necessitam solicitar empréstimos do Banco Popular possam fazer via internet, sem ter precisar se deslocar ao local”, ressalta o secretário.