Desde a semana passada, os serviços nos diversos órgãos da Prefeitura de Teresina estão se adequando ao regime home office, como forma de conter o avanço do coronavírus na capital. A partir desta segunda-feira, alguns serviços essenciais, desenvolvidos pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), terão continuidade, mas em regime de trabalho reduzido.

No âmbito da Gerência de Habitação, famílias que estiverem em situação de emergência receberão atendimento assistencial por parte dos profissionais do setor. Os assistentes sociais já estão fazendo o pré-cadastro de famílias em situação risco por conta das chuvas. Após tal medida, os assistentes trabalharão de casa, ficando sobre aviso. No caso da SDU Leste, será possível o contato com estes profissionais no horário das 07h30 às 13h30, por meio do telefone (86) 99490-0864.

Quanto às ações de fiscalização, a Gerência de Controle e Fiscalização da SDU Leste dará continuidade ao atendimento das demandas, priorizando as situações de maior urgência. O munícipe que queira solicitar a formalização de uma denúncia, poderá fazê-la por meio do Aplicativo Colab, que deve ser instalado em qualquer smartphone.

Os serviços de capinas, varrições de ruas e avenidas, limpeza de áreas verdes, galerias e podas continuam acontecendo de acordo com o cronograma habitual, demandas emergenciais e por meio das rotas das chuvas. Os mercados públicos vão funcionar com alguns espaços abertos, como a parte de cereais e produtos alimentícios, já restaurantes e lanchonetes permanecerão fechados. Os cemitérios também funcionarão normalmente. Tudo isso respeitando os protocolos dos órgãos de saúde.

O superintendente da SDu Leste, João Pádua, ressalta que as medidas levam em consideração as recomendações do Prefeito Firmino Filho, que decretou estado de emergência na cidade de Teresina. “Estamos unidos e definindo medidas preventivas em virtude do novo coronavírus. Nossa intenção é dar continuidade aos trabalhos possíveis, de forma efetiva e célere, mas assegurando a saúde dos servidores e dos munícipes. Continuaremos com as medidas necessárias para garantir o atendimento ao público, por meio dos telefones institucionais”, destacou.

Para o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, as medidas de precaução são necessárias no atual momento pelo qual passa o país. “Tudo isso está sendo feito com o objetivo de minimizar os impactos e tentar garantir a segurança e saúde de todos”, finaliza Evandro.

As SDUs estão disponibilizando um informativo com os emails das Gerências e o telefone institucional e de chefes de setores para comunicação e atendimento à população na porta de cada órgão.