A Campanha de Vacinação contra gripe já foi iniciada e, a partir de quarta-feira (25), haverá dois pontos de “drive thru” em Teresina para aplicação de doses desta vacina em idosos, dentro dos carros. A iniciativa é mais uma das estratégias da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para evitar aglomerações de pessoas durante a pandemia do Coronavírus. A vacinação segue até 22 de maio.

Os pontos de “drive thru” ficarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h, e estarão localizados nos estacionamentos da Ponte Estaiada, na zona Leste e do Parque da Cidadania, zona Norte da capital. “Nestes dois locais, iremos vacinar exclusivamente um público-alvo da campanha: idosos, que são considerados grupo de risco”, explica o presidente da FMS, Manoel Moura Neto, afirmando que pode haver antecipação da data de início do serviço de “drive thru” para esta terça-feira (24).

Em Teresina, a vacina contra a gripe também está disponível em 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde Lineu Araújo. “Nessa primeira etapa  da Campanha, que segue até o dia 15 de abril, o público-alvo são idosos, a partir de 60 anos, além de trabalhadores de saúde”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba.

Segundo o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, nesse período, outras medidas foram adotadas para evitar aglomerações, como a distribuição de senhas nas UBS. “Nós também estamos deixando estes locais ventilados e orientando a distância de 2 metros entre as pessoas”, explica. Ele alerta ainda que pessoas gripadas não podem se vacinar.

O Ministério da Saúde alertou que a vacina contra gripe não tem eficácia contra o novo Coronavírus, mas funciona no combate a outros tipos de Influenza. “Essa vacina vai evitar o adoecimento de pessoas por gripe, ajudando no manejo no caso de termos uma epidemia de Covid-19 em Teresina, já que menos pessoas com síndromes gripais vão aparecer nos postos, facilitando o tratamento daqueles que estão com Coronavírus”, finaliza.

Confira a lista de locais de vacinação além das UBS