Cerca de 30 mil doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas na Campanha de Vacinação contra a Gripe em Teresina. O boletim foi divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e inclui dados de ontem (23), primeiro dia da campanha, e da manhã de hoje (24).

Na capital, a vacinação está sendo feita nas 91 Unidades Básicas de Saúde e também no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, além de 15 escolas municipais e o Clube do Servidor. Além disso, a FMS montou dois pontos com serviço de “Drive Thru”, localizados nos estacionamentos da Ponte Estaiada e do Parque da Cidadania, para o atendimento exclusivo de idosos – de modo a evitar aglomerações que favoreçam a disseminação do COVID-19.

A vacina protege contra os vírus que causam a influenza A H1N1, H3N2 e influenza B. A campanha será dividida em etapas, sendo que até 15 de abril serão imunizados exclusivamente as pessoas maiores de 60 anos e os trabalhadores da área de saúde. Entre os dias 16 de abril e 08 de maio será a vez dos professores, profissionais de segurança e portadores de doenças crônicas, e a partir do dia 09 de maio poderão ser imunizados as gestantes, puéperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos e adultos entre 55 e 59 anos de idade.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, faz um apelo aos idosos para que não deixem de se imunizar, pois são uma camada da população mais suscetível ao vírus e com mais chances de agravamento da doença, que nestes casos pode levar a internações e até mesmo a morte. “A vacina é muito importante para se proteger contra essa onda de síndromes respiratórias que nós estamos enfrentando na estação chuvosa, já que o ambiente de muita umidade favorece o crescimento da população dos vírus”, alertou a diretora.

Confira aqui lista de escolas que funcionam com salas de vacinação.