O Programa Lagoas do Norte suspendeu as obras de construção do Canal do Matadouro e da requalificação urbana e ambiental nas lagoas do Mazerine, Oleiros, Piçarreira e São Joaquim. A medida tem como base o decreto do prefeito Firmino Filho e a decisão do Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon) do Piauí.

A decisão visa conter a disseminação da Covid-19 e proteger a saúde dos trabalhadores da construção civil. Segundo o sindicato, a medida não terá prejuízos aos pagamentos de salários dos trabalhadores.

A previsão é de que as obras sejam retomadas o mais rápido possível. O Canal do Matadouro está em fase de urbanização. Serão instalados equipamentos de convívio social, playgrounds, academia, bancos, iluminação pública, além de arborização.

Já a obra nas lagoas está na primeira etapa, concentrada na lagoa do Mazerine. No local está sendo feita toda a parte de drenagem, limpeza da lagoa e reforma da quadra poliesportiva. Além disso, serão instalados equipamentos esportivos, como miniquadras de basquete e academia, equipamentos de convívio social, como bancos e quiosques, e equipamentos públicos como lixeiras, iluminação e pavimentação. Na sequência, a obra passará para as demais lagoas.