O prefeito Firmino Filho participou, na manhã desta segunda-feira (30), de uma teleconferência com o governador do Estado, Wellington Dias, e várias autoridades para discutir as medidas relacionadas à pandemia do Coronavírus. Durante a reunião, o prefeito informou sobre o novo decreto, que manteve o isolamento social em Teresina. Ele também ressaltou a importância de se manter a união de todas as instituições no atual cenário.

Na teleconferência, o prefeito enfatizou a necessidade de se tomar decisões com base no que a ciência diz. “Está errado colocar a saúde contra a economia. Quando o número de mortes aumentar nessa pandemia, a cadeia de produção vai se quebrar de uma forma drástica. Então, a melhor arma que temos agora para preservar vidas é o isolamento social. Todo o resto é possível recuperar depois”, alertou Firmino.

O objetivo foi discutir soluções conjuntas com os diversos órgãos no sentido de priorizar as estratégias de controle da pandemia em todo o Estado. O governador Wellington Dias aproveitou também para anunciar que iria prorrogar, por mais 30 dias, o decreto que estabeleceu o isolamento social, ampliando ainda as restrições para a entrada e saída de pessoas nas divisas do Estado.

A videoconferência contou com as participações de representantes do Tribunal de Contas do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação Piauiense de Municípios, Tribunal de Justiça, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, os secretários municipais e estaduais de Saúde, Educação, Fazenda, Administração, Governo, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Exército, Assembleia Legislativa, o diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela (Hdic), José Noronha Filho, Hospital Universitário e representantes do COE- PI.