Renato Bezerra

O prefeito Firmino Filho participou, na tarde desta terça-feira (31), de videoconferência com o governador do Estado, Wellington Dias, e com deputados e senadores que compõem a bancada federal do Piauí. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal sugeriu e pediu que as emendas da bancada sejam todas remanejadas para a saúde e sejam destinadas, através de critérios técnicos, para o Governo do Estado, com reforço para os municípios que tenham rede hospitalar para enfrentamento da crise do coronavírus.

“Precisamos mostrar que temos grandeza, determinação e ação. Um dia a mais pode provocar a morte de pessoas. Não podemos nos apequenar nesse momento. Estamos no mesmo barco e devemos agir agora para evitar mortes. É preciso agir de forma técnica e grande. Precisamos fazer o máximo para salvar vidas”, afirmou o prefeito.

Firmino destacou também a importância da bancada federal cobrar mais agilidade dos ministérios da Saúde e da Economia. “O cenário mais otimista afirma que teremos 700 óbitos no Piauí, 3.500 piauienses precisarão de internação, de leitos, e o mais pessimista diz que teremos 18 mil mortos até agosto. Dessa forma, é importante a bancada cobrar ações do Ministério da Saúde no que diz respeito ao envio de EPIs, de testes, garantir ventiladores para que os leitos sejam úteis, pois as pessoas terão dificuldade de respirar e não chegou quase nada. O Mistério da Saúde precisa ter agilidade nas ações, pois o cenário não permite mais a mesma burocracia de antes”, afirmou.

O govenador Wellington Dias lembrou também que é necessário ter critérios sérios sobre a forma de atendimento na área social. “Além da crise sanitária, também temos problemas com enchentes, com desabrigados. E a nossa prioridade é cuidar das pessoas. Assim, vamos ser mais criteriosos quanto às entradas no nosso Estado, e queremos fortalecer a importância do isolamento social, especialmente porque se aproxima a Semana Santa e nossa intenção é que as pessoas não se desloquem para o interior, pelos municípios, como bem nos lembrou o deputado federal Flávio Nogueira, para que possamos preservar a vida dos piauienses”, disse.