A cidade de Teresina, como todo o mundo, enfrenta situações difíceis com a pandemia do novo coronavírus. Apesar da necessidade do período da quarentena e do isolamento social para combater uma maior proliferação da Covid-19, a Prefeitura tem garantido os serviços de limpeza da cidade. No entanto, a SDU Leste solicita o apoio da população sobre os cuidados com o acondicionamento correto do lixo.

A cidade de Teresina tem uma cobertura eficiente dos serviços de coleta domiciliar de lixo e, principalmente em casos de pandemia, ter a consciência de descartar o lixo doméstico apenas nos dias e horários determinados em que o caminhão do lixo irá passar é fundamental.

A população precisa estar atenta ainda quanto à forma correta do acondicionamento dos lixos para facilitar o trabalho dos coletores e, consequentemente, contribuir para a limpeza do bairro e da cidade.

Outro fator importante é em relação ao descarte incorreto de lixo em áreas verdes e públicas. “Solicitamos também o apoio da população no sentindo de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e também em evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas”, afirmou João Pádua, superintendente da SDU Leste, ressaltando que os serviços de limpeza têm sido um ponto importante da gestão municipal.

A SDU Leste possui a Gerência de Serviços Urbanos que, anualmente, programa a limpeza de todos os bairros da região e que é executada diariamente pela equipe dos profissionais de zeladoria.

A equipe de limpeza do órgão municipal destina frentes de trabalho que realizam a manutenção de viveiros, serviços de poda de árvores, capina e também o processo de transplantio em alguns pontos considerados áreas verdes.

Sobre esses serviços, o gerente Renato Lopes explica que a ação é feita por etapas para garantir a manutenção de todos os espaços públicos da região. “Nossa equipe atua de forma programada para cobrir toda a extensão da zona Leste, mas intensificamos os trabalhos no período de chuvas para desobstruir os canais das galerias e boca de lobo. Estamos atuando com ações intensas para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores da região”, declarou.

A comunidade pode ajudar com informações ou denúncias sobre descarte incorreto de lixo domiciliar ou material sólido pelos números (86) 3215-7875 e 7874 ou pelo aplicativo Colab.