Nos meses de abril e maio, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assistentes de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Teresina participarão de capacitações oferecidas pelo Instituto Alfa e Beto em plataformas online. Um total de 845 educadores se inscreveram em sete cursos disponibilizados gratuitamente.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) mobilizou as equipes escolares para incentivar a participação nos cursos à distância. As formações do IAB são voltadas para a Educação Infantil, alfabetização, língua portuguesa e matemática, principalmente orientando sobre estratégias eficazes em sala de aula.

Os cursos terão duração média de 10 semanas, com textos, exercícios e videoaulas, a partir do dia 6 de abril. De acordo com a coordenadora de Alfabetização da Semec, Carmem Portela, essa é uma oportunidade de qualificação para aproveitar o tempo em casa. “Mesmo nesse momento de pandemia, estamos trabalhando pela qualificação e buscando novas estratégias para a sala de aula. O grande número de inscritos mostra o interesse dos educadores em estar cada vez mais preparados para ensinar bem seus alunos”, disse.

Os professores da educação inclusiva também estão empenhados em capacitações à distância. Mais de 60 professores e técnicos do Atendimento Educacional Especializado participam, hoje (2), do II Encontro Integrado da Consciência Autista. Esse é o maior evento online e gratuito da área, com palestras que abordam principalmente leis e técnicas pedagógicas.

“A participação no encontro é extremamente importante porque promove uma maior conscientização, reconhecimento e tomada de iniciativas, através de orientações valiosas sobre a realidade autista. Instiga o voluntariado de atividades,   de forma individual e coletiva, como ferramenta de formação pessoal e profissional, em prol do bem estar e interação social de toda comunidade envolvida. Continuaremos planejando e nos preparando, mesmo à distância”, conclui Samara Moura, da Divisão de Educação Inclusiva da Semec.