A Guarda Municipal, a Polícia Militar e os fiscais das quatro Superintendências Municipais de Desenvolvimento Urbano iniciam, a partir desta sexta-feira (03), operações conjuntas de fiscalização do cumprimento do decreto de isolamento social e funcionamento dos setores econômicos em Teresina durante a quarentena. Em reunião ocorrida nesta quinta (02), o secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, e representantes da Guarda Municipal estiveram no Comando da PM para acertar os detalhes da ação.

“Estamos estabelecendo essa parceria no sentido de aumentar o poder de fiscalização. A determinação é que todas as regiões da cidade serão fiscalizadas e em se flagrando o descumprimento, será feita a interdição do estabelecimento, a emissão de multa e a prisão do dono do estabelecimento”, explica Samuel Silveira.

A Prefeitura vem adotando uma série de ações para fortalecer a fiscalização. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito Firmino Filho assinou a convocação de 261 novos guardas municipais que passaram no concurso em 2018.

Desde o início das fiscalizações, a Guarda Municipal já fechou mais de 1.630 estabelecimentos comerciais que não se enquadram nos setores de alimentação e saúde, os únicos com permissão para funcionarem normalmente. É o caso das três filiais de uma grande rede de lojas e de uma fábrica de cervejas.

A população pode e deve cooperar denunciando o descumprimento dessas medidas. O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, o cidadão pode também acessar o Colab para denunciar.