As Feiras Agroecológicas que aconteciam quinzenalmente na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, e na UFPI, no espaço Rosa dos Ventos, foram suspensas em decorrência da crise causada pelo novo coronavírus. Mas, para que a população que consome esses produtos não seja prejudicada, os agricultores de dois assentamentos de Teresina que fazem parte da Feira farão a entrega dos produtos em um drive thru na Ponte Estaiada, amanhã, de 9h às 11h.

Os alimentos agroecológicos estão sendo vendidos pelo WhatsApp e, amanhã, será realizada a entrega dos produtos. “Nestes dias de desafios para todos nós, temos que procurar alternativas para que a nossa vida possa continuar acontecendo dentro da normalidade, mas de forma segura. Portanto, a entrega destes produtos será feira dentro de uma logística que garantirá segurança tanto para os agricultores, como para as pessoas que irão receber as cestas. A encomenda dos produtos é feita por telefone, o pagamento é feito por transferência bancária e a entrega será feita amanhã na Ponte Estaiada”, explica Maria Vilani da Silva, superintendente de Desenvolvimento Rural de Teresina.

No drive thru de amanhã serão entregues os alimentos que foram encomendados nas comunidades Ave Verde e assentamento Vale da Esperança. “A ideia é que o projeto continue e contemple as cinco comunidades que fazem parte das Feiras Agroecológicas”, destaca a superintendente.

Os produtos da Feira Agroecológica são cultivados em hortas e campos agrícolas das comunidades da Serra do Gavião, Ave Verde, Vale da Esperança, Alegria, Soinho, Assentamento 17 de Abril, Camboa I e Camboa II. Todos são mantidos pela Prefeitura de Teresina, através da SDR, e recebem todo o apoio nas áreas de técnicas agrícolas e agronomia, e assistência social e comunitária.

A feira de base agroecológica é uma das ações desenvolvidas pela Superintendência de Desenvolvimento Rural, através da Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (CMAPO), que conta com participação e apoio de diversos parceiros, dentre eles: UFPI, Ministério da Agricultura, Governo do Estado, Semcaspi, Incra, e entidades e organizações comunitárias.

As feiras quinzenais acontecem em dois locais alternados: na Praça Rio Branco, no centro de Teresina, e na UFPI, no espaço Rosa dos Ventos, próximo à Biblioteca Central, sempre às sextas-feiras, das 8h às 14h. Além de oportunizar a comercialização dos produtos orgânicos das hortas e campos agrícolas de Teresina, que se encontram em processo de transição para agroecologia, também compreende atividades informativas, como rodas de conversas, e atividades culturais, como apresentações musicais.