Aumentou o percentual de teresinenses que estão cumprindo as orientações dos órgãos de saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e o índice de isolamento na capital chegou a 66% no último domingo (05). O percentual esperado é de 73%. Em relação ao domingo anterior (29 de março), o índice de teresinenses que ficaram em casa teve um aumento de 3%.

Os percentuais são monitorados diariamente pela Prefeitura através de um sistema de georeferenciamento da startup recifense InLoco. O aplicativo avalia os índices através de uma identificação de quando as pessoas de uma determinada região se afastam mais de 450 metros de suas residências.

“Para monitorar o cumprimento das recomendações, o sistema identifica a quantidade de tempo que o cidadão passa em um local para detectar se aquela é a sua residência, com o tempo mínimo deve ser de sete horas de permanência”, explicou o presidente da Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura (Prodater), Eduardo Aguiar. Além disso, estão sendo enviados alertas para os celulares das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

De acordo com dados de monitoramento do aplicativo, o dia em que os teresinenses mais obedeceram o isolamento social foi em um domingo, no dia 22 de março. Atualmente, na capital são 520 casos notificados, 168 suspeitos, 332 descartados, 20 confirmados e dois óbitos.

A Prefeitura também tem intensificado as fiscalizações para garantir o cumprimento dos decretos. A população pode denunciar os estabelecimentos que estejam burlando as recomendações através dos números 153, (86) 3215-9317 e pelo whatsapp (86) 99438-0254.