Os trabalhadores autônomos podem, a partir desta terça-feira (07), se inscrever junto à Caixa Econômica Federal para receberem o auxílio de R$ 600,00 da renda básica emergencial. O pagamento tem o objetivo de compensar a perda de renda durante a pandemia e será pago por, pelo menos, três meses, durante a pandemia do coronavírus.

A Caixa anunciou que o cadastro poderá ser feito por um aplicativo, que será informado posteriormente. A instituição também disponibilizará uma linha telefônica e um site para que as pessoas possam tirar suas dúvidas [https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio].

Devem se cadastrar os trabalhadores autônomos não inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e que não pagam nenhuma contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O trabalhador pode conferir sua situação ao digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo.

Para os autônomos não cadastrados, o pagamento será feito até 48 horas depois da conclusão do cadastro no aplicativo. O depósito será feito em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos. Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas.