O gráfico do índice de isolamento social em Teresina, divulgado nesta quarta-feira (07), mostrou que houve uma pequena alta no número de pessoas que ficaram em casa na terça-feira (07), se comparado com os dados do dia anterior. Embora com o leve aumento, o índice registrado de 55% continua bem abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus na capital, que é de 73%.

O analista de sistemas da Prefeitura de Teresina, Eduardo Aguiar, explica que os dados vêm sofrendo alterações diariamente, por serem colhidos de acordo com a geolocalização dos smartphones da população. “O smartphone que não acessar a internet no dia de hoje, por exemplo, não entrará na conta. No entanto, assim que ele tiver acesso à internet, será contabilizada a sua movimentação nos últimos dias e isso causa alteração nos dados de dias anteriores”, explicou.

Eduardo Aguiar afirma ainda que a equipe de técnicos da Prefeitura está monitorando estas alterações e, no prazo máximo de quatro dias, será definida uma margem de erro, para que os números sejam mais precisos e mais próximos da realidade.