Mais de 30 mulheres acompanhadas pelos serviços do Amor de Tia Norte e Sudeste, unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Política Públicas para Mulheres (SMPM), receberam proteção social por meio de cestas básicas, através de programas da Prefeitura de Teresina. As unidades estão com o atendimento suspenso desde o mês de março por conta de medidas adotadas pela Prefeitura de Teresina em combate ao coronavírus.

“Essas mulheres estão sendo acompanhadas pelos nossos profissionais via telefone ou whatsapp, onde recebem orientações diversas, além de serem incentivadas também a participarem de cursos virtuais ofertados por nossos parceiros de forma gratuita. Nossa principal intenção é que essas elas sejam assistidas de acordo com o seu grau de vulnerabilidade por diversas ações”, explica a secretária da SMPM, Macilane Gomes.

Para garantir o benefício do programa às mães das unidades, as coordenadoras dos dois centros realizam o trabalho de articulação, mobilizando essas mulheres para a realização inicialmente de cadastros. Após esta etapa, já foram realizadas a entrega de 20 cestas para mulheres do Amor de Tia Norte e 11 cestas para as mulheres do Amor de Tia Sudeste.

“Além das que já receberam, mais mulheres devem ser contempladas. Estamos acompanhando pelo telefone quais já receberam e quais as que fizeram o cadastro e ainda não receberam.  O objetivo é garantir que a grande maioria tenha acesso a esse benefício, porque faz muita diferença”, disse a coordenadora do Amor de Tia Norte, Aline Heira.

Segundo a coordenadora do Amor de Tia Sudeste, Maria de Lourdes Mendes, a situação de paralisação tem um grande impacto na vida das crianças e mães atendidas pelo serviço, pois as crianças tinham refeições importantes que eram garantidas.

“Tudo isso fazia muita diferença na vida dessas mães, elas tinham a garantia que os filhos estavam bem alimentados e bem cuidados. Por isso, nesse momento de paralisação, estamos unindo todos os esforços para que elas consigam essas cestas básicas, e que fiquem por dentro de todos os benefícios que têm direito. Estamos esclarecendo todas as dúvidas, atendendo todas elas e fazendo esse trabalho de mobilização”, disse Maria de Lourdes Mendes.

O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas crianças: Amor de Tia (Norte e Sudeste), são unidades que ofertam auxílio à mulheres em situação de vulnerabilidade e violência, e suas crianças.