O prefeito Firmino Filho participou, na tarde desta quinta-feira (09), de videoconferência com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e outros representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Ela garantiu que a safra 2019/2020 é suficiente e não haverá desabastecimento nas cidades. Mesmo com a pandemia de Covid-19, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma colheita de 251,8 milhões de toneladas de grãos.

Segundo dados do governo federal, os produtores rurais continuam com suas atividades, mas adotando as recomendações das instituições envolvidas no combate ao coronavírus. Estimativa do 7º Levantamento da Safra mostra que a produção de grãos passou de 251,9 milhões de toneladas para 251,8 milhões.

De acordo com a Conab, os estados do Piauí, Paraná e Mato Grosso do Sul têm mais de 90% da área semeada de milho. O grão deve apresentar colheita de 101,9 milhões de toneladas. No Mato Grosso, o plantio de milho encontra-se em estágio avançado, que já finalizou a semeadura, assim como Goiás, Tocantins e Maranhão.

O levantamento aponta ainda que a área total cultivada no país é estimada em 65,1 milhões de hectares, com boa produção de soja no Sul do país. As lavouras de algodão, arroz, feijão e sorgo devem registrar incremento na produção. No caso do arroz, o aumento está relacionado ao maior cultivo da cultura em áreas irrigadas, com mais produtividade.