Durante o período de isolamento social para combate ao novo coronavírus algumas atividades da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste estão suspensas, porém, os serviços essenciais se mantêm funcionando e contam com o aplicativo Colab como um dos principais canais de comunicação com a comunidade.

Desde o dia 18 de março, quando foi decretada situação de emergência em Teresina, a SDU Sudeste recebeu aproximadamente 105 demandas de moradores da região. A maioria das denúncias e solicitações são referentes a terreno baldio, descarte irregular de lixo e mato alto.

“O Colab é uma plataforma de grande utilidade, especialmente neste período de enfrentamento ao coronavírus. Qualquer cidadão pode baixar o aplicativo e, a partir disso, fazer parte de um sistema de vigilância e colaborar com o funcionamento dos serviços na zona Sudeste e em toda a cidade”, pontua Isaac Meneses, superintendente da SDU Sudeste.

Para usar a plataforma, o usuário só precisa baixar o Colab no smartphone (compatível com Android e iOS) e criar um perfil no aplicativo. Devidamente cadastrado, o usuário pode então fazer uma publicação e adicionar fotos e o endereço do local onde pede o reparo.

Combate ao coronavírus

Além da sua função habitual, o Colab faz parte, agora, do conjunto de estratégias de enfrentamento à Covid-19 em Teresina. Por meio do aplicativo, será realizado um monitoramento para ajudar na identificação de casos da doença na cidade.

O usuário cadastrado na plataforma responde a um questionário sobre o próprio estado de saúde e, assim, ajuda a traçar um mapeamento dos dados, com informações importantes para o planejamento e execução de ações para combater a propagação do coronavírus.