Renato Bezerra

A Prefeitura de Teresina deve concluir, ainda esta semana, a montagem do Hospital de Campanha localizado no Ginásio de Badminton da Universidade Federal do Piauí. Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Firmino Filho visitou o espaço junto com o governador Wellington Dias depois de conhecer também o hospital, que está sendo instalado pelo Governo do Estado no Ginásio Verdão. As obras vão garantir um reforço na rede de saúde do município para o atendimento de pacientes diagnosticados com o coronavírus.

“O estádio foi cedido pela reitoria da UFPI e terá 88 leitos destinados ao atendimento dos pacientes diagnosticados com a covid-19. Nosso sistema é montado com o apoio das Unidades Básicas de Saúde e das UPA’S, bem como os hospitais de bairros. Os pacientes que precisarem, serão direcionados para os Hospitais de Campanha, na UFPI e no Lar da Fraternidade, que contará com 35 leitos, totalizando 123 leitos. Toda esta oferta é necessária para que estejamos preparados para o cenário que poderemos enfrentar”, pontua o prefeito Firmino Filho.

Durante a visita o prefeito destacou ainda a importância da união das gestões estadual e municipal na luta contra o coronavírus. “Essas ações conjuntas e coordenadas são essenciais para que tenhamos resultados melhores tanto no atendimento aos pacientes como no reforço ao isolamento social”, observou, ressaltando que, com as pessoas ficando em casa, é possível diminuir as chances do vírus circular.

A agenda conjunta do prefeito e do governador foi iniciada no Ginásio Verdão, onde a capacidade de atendimento será de 103 leitos e a estrutura também está em fase de montagem. “O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento. Estamos em uma corrida contra o tempo e precisamos nos unir cada vez mais nesta luta. Sabemos que a propagação acontece e os casos complicados também. Os hospitais de campanha reforçam o sistema de saúde para não entrarmos em um colapso”, considerou o Governador Wellington Dias.

No final da manhã, Firmino e Wellington se reuniram novamente. Desta vez em transmissão, ao vivo, através do youtube e redes sociais, onde destacaram ações conjuntas do Governo do Estado e prefeituras. Os dois reforçaram a importância da permanência do isolamento social como forma mais eficaz de conter novos casos do coronavírus.