Com o objetivo de ajudar os profissionais da área cultural nesse período de pandemia do Novo Coronavírus, a Prefeitura de Teresina lança nesta quarta-feira (15) edital para Capacitação Cultural de artistas locais. Os selecionados receberão auxílio financeiro no valor de R$ 500,00 para participar de cursos de capacitação em várias áreas.

Para o presidente da Fundação Monsenhor Chaves (FMC), Luís Carlos Alves, o objetivo principal do edital é dar auxílio não só financeiro, como também cultural. “Nossas ações, eventos, programas, todos têm como foco a divulgação dos artistas locais e seus trabalhos. Na atual condição em que estamos vivendo, este edital vem como uma forma de reforçar nosso compromisso com a classe, assegurar educação e dar continuidade à produção cultural na cidade”, ressalta.

Ao todo, serão selecionados até 300 profissionais, incluindo artistas, produtores, técnicos e auxiliares técnicos com comprovação de atuação. Para realizar a inscrição, os interessados devem comprometer-se a participar de, no mínimo, uma das quatro atividades apresentadas: Produção Musical, Projetos Culturais, MEI (Micro Empreendedorismo Individual) e Redes Sociais. Os participantes também devem ser maiores de 18 anos, ou emancipados, serem autônomos/freelancer e serem residentes em Teresina.

As inscrições serão realizadas até dia 21 de abril, de maneira gratuita, através da internet. O candidato deve preencher o cadastro em anexo ao edital, enviar fotos nítidas ou documentos escaneados para o e-mail: capacitacaofmc@gmail.com. Os documentos necessários para a validação da inscrição são: RG, CPf, PIS/PASEP ou NIT, comprovante de endereço, extrato da conta bancária ou cartão do banco, comprovação de atuação com uma foto participando da produção ou execução atuando em shows e/ou espetáculos, concertos artísticos.

Cada participante receberá links através do WhatsApp para a participação na capacitação desejada. Para o recebimento do auxílio, o interessado deve gravar um vídeo respondendo a pergunta: Como essa capacitação contribuiu com sua carreira artística nesse período de quarentena?

“Nosso objetivo é fazer com que os artistas continuem produzindo, mesmo estando em casa. Eles irão receber para estudar, participando de curso à distância e, assim, irão aprimorar seus trabalhos”, comenta o superintendente da FMC, Paulo Dantas.

 

Clique aqui para ver o edital