O prefeito Firmino Filho participa, às 11h desta quarta-feira (15), de uma videoconferência articulada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com governantes municipais italianos. A reunião tem como objetivo promover o compartilhamento de experiências na gestão da crise do novo coronavírus. O diálogo contará com tradução consecutiva e será transmitido ao vivo por meio das redes sociais da FNP.

Além do prefeito de Teresina, que também é 2º vice-presidente da entidade, o prefeito de Campinas/SP e presidente da FNP, Jonas Donizette, participará da reunião. Pela Itália, os prefeitos de Bari, Antônio Decaro, presidente da Associação Nacional dos Municípios Italianos (ANCI), e de Bergamo, Giorgio Gori.

A Itália é o país europeu mais afetado pelo novo coronavírus e o segundo com mais mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A cidade de Bergamo reúne o maior foco do coronavírus no país. “É importante dialogar com prefeitos da Itália, que já foi o epicentro da pandemia, e ter acesso as experiências de quem já viveu ou ainda está enfrentando o pico da crise”, justificou o prefeito Firmino Filho.

Durante a videoconferência, os participantes debaterão sobre isolamento social, medidas econômicas e de assistência social aos mais vulneráveis. Segundo informações da FNP, a imprensa poderá participar do debate, enviando perguntas por whatsapp para 61 9 9655 4081.