A partir desta quarta-feira (15) a Unidade Básica de Saúde do Alto da Ressurreição, localizada na zona sudeste da capital, contará com serviço odontológico para atendimento de casos de urgência, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. Além dessa unidade, as UBSs dos bairros Saci e Buenos Aires também estão disponibilizando esse tipo de atendimento.

A reorganização da área da odontologia foi realizada recentemente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em cumprimento ao plano de contingência criado para o enfrentamento do coronavírus. Os demais serviços odontológicos, que não se enquadram em situação de urgência, estão temporariamente suspensos.

De acordo com o gerente de saúde bucal da FMS, Dante Freitas, o serviço foi estruturado para atender casos estritamente necessários e irá funcionar todos os dias, das 7h às 14h e das 14h às 21h. “Realocamos cirurgiões dentistas de hospitais e UPAs para atender nestas três Unidades Básicas de Saúde”, afirma ele.

O gerente explica ainda que as superfícies do ambiente odontológico podem ficar contaminadas durante procedimento em pessoas possivelmente infectadas pelo vírus. “Além disso, as equipes de saúde bucal lidam diretamente com os pacientes e devem ter cuidados redobrados. A FMS realiza orientações e está tomando todas as medidas protetivas para proteger pacientes e profissionais”, assegura.