A pedido da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) está adquirindo insumos para a produção de 75 mil kits de equipamentos de proteção individual – EPIs. Serão confeccionados gorros, máscaras e aventais que serão doados para profissionais da saúde, que atuam nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde de Teresina.

Os kits estão sendo confeccionados em 16 Centros de Produção de Teresina, assim como em 20 ateliês do Projeto Sustentabilidade e em mais 20 ateliês do Projeto Vitória, que capacita profissionais com o ensino de técnicas de corte e costura.

“Com esses equipamentos de proteção adequados, os profissionais da área da saúde poderão trabalhar com mais tranquilidade. Estamos adquirindo a matéria-prima e realizando essa ação principalmente com pessoas que estão trabalhando de forma voluntária. Estamos entusiasmados para fazer a entrega desses kits para a FMS”, ressaltou o secretário municipal de Economia Solidária.

A secretaria também realizou a aquisição de uma máquina impressora a lazer e duas em 3D, que ajudaram na confecção de cinco mil máscaras, protetores faciais e de batas. Cada máquina tem a capacidade de produzir, em média, 400 peças por dia.

Em parceria com empresas privadas da capital, que fizeram a doação de tecidos para produção de 20 mil máscaras, a SEMEST já havia participado da confecção desses equipamentos de proteção individual para colaborar na contenção da transmissão do novo coronavírus. As máscaras foram doadas para profissionais da saúde que atuam nos hospitais municipais e estaduais da cidade.