O Teresina Transforma, articulado com a Frente Local, iniciará uma nova etapa de atuação no apoio às famílias afetadas pela suspensão de atividades. A cidade foi incluída em uma programação de doações arrecadadas com fundos organizados nacionalmente. Nesse sábado (18), quatro ONGs cadastradas na plataforma online devem receber 200 “vouchers mercadinho”, que serão repassados a famílias em vulnerabilidade.

Segundo Débora Ferraz, gerente de políticas integradas da Semcaspi e coordenadora do projeto, o fundo será repassado para mercadinhos locais e estes devem montar um kit de limpeza e alimentação para famílias carentes.  “As ONGs que estão cadastradas na plataforma do Teresina Transforma irão enviar para nós cadastros de familias que necessitam.  Elas receberão um voucher e poderão retirar o kit no mercadinho”, explica.

A plataforma deve atuar ainda através de um segundo engajamento, com apoio do Governo Federal e da iniciativa privada. O objetivo será repassar ao Município materiais de limpeza e itens de alimentação para serem doados aos públicos de risco, como os idosos e as pessoas com deficiência.

A ação deverá contar com apoio das organizações do poder público e da sociedade civil que são atuantes na garantia de direitos desses setores. “Diariamente vem sendo feita essa articulação junto às ONGs, para que elas exponham suas necessidades e nós possamos mobilizar a ajuda das pessoas”, ressalta Débora.

O Teresina Transforma é uma plataforma online de voluntariado mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Para saber como ser um voluntário ou cadastrar seu projeto social basta acessar o link https://teresinatransforma.pmt.pi.gov.br/.