Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Firmino Filho realizou videoconferência com lideranças da zona Leste de Teresina. A região foi uma das afetadas e, até o momento, já teve mais de 40 casos confirmados e quatro óbitos. Alguns participantes fizeram sugestões e perguntas.

Firmino falou sobre a situação da pandemia em Teresina e em todo mundo. Ele enfatizou a importância do engajamento das lideranças para que se informem e possam colaborar ainda mais para o enfrentamento da doença na região.

“A rota do vírus partiu dos bairros de classe média e já percorre as regiões mais populares da capital. Para evitar que se espalhe ainda mais, é necessário o engajamento de todos nós”, alertou o prefeito, ressaltando a importância do isolamento social.

Durante a videoconferência, ele chamou a atenção para a situação dos Estados próximos ao Piauí. No Ceará, segundo os dados do Ministério da Saúde, já são 2.386 pessoas infectadas e 124 delas vieram a óbito. Já no Maranhão, já foram contabilizados 695 casos, com 37 mortes.

Firmino solicitou ainda que as lideranças utilizem o aplicativo Colab e compartilhem na zona Leste o uso da plataforma, que é uma das ferramentas para o mapeamento de casos de Covid-19 na cidade. “O Colab tem ajudado no atendimento à população durante a quarentena através da vigilância participativa. Assim que o cidadão baixa o aplicativo, é feito um questionário em que o usuário cita os sintomas que está sentindo, se teve contato com alguém infectado, entre outros. Essa é uma importante ferramenta disponível para a população”, comentou.