O Teresina Transforma, frente local alinhada ao Transforma Brasil, iniciou na última sexta-feira (17) a entrega de 200 kits de higiene e alimentação direcionados a ONGs inscritas na plataforma de voluntariado do projeto. A ação foi possibilitada por doações feitas a um fundo nacional, mobilizado pela iniciativa, e deve beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade indicadas pelo Centro Social Padre Arrupe, Casa Esperança e Vida, Restaurando Sonhos e Associação da Juventude do Piauí. O objetivo é atenuar os efeitos da suspensão de atividades causados pela pandemia da Covid-19.

“Em momentos como o que vivemos, esse projeto tem sua importância reforçada, ao fortalecer o altruísmo e o voluntariado através da plataforma. Ficamos muito felizes em poder contar com essa iniciativa tão valiosa em nossa cidade”, destacou o secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira.

As doações do fundo nacional do Transforma Brasil, além de Teresina, foram para outras cidades do Brasil. “Teresina inicia o ciclo das doações com esses 200 kits de alimentos e limpeza, para famílias assistidas por projetos sociais e ONGs cadastradas na plataforma Teresina Transforma. Estamos juntos nessa corrente de solidariedade pelos os que mais necessitam” explicou a Débora Ferraz, gerente de políticas integradas da Semcaspi e coordenadora do projeto.

Ao todo, serão 2650 doações divididas entre nove estados. As entidades teresinenses contempladas começaram a repassar os kits de apoio às famílias desde o último sábado (18). O processo de recebimento, dividido em entregas domiciliares e na sede, deve ser finalizado na quarta-feira (22).

Embora, de início, a operacionalização da entrega contasse com vouchers, a serem disponibilizados diretamente aos beneficiados para retirada dos kits em mercadinhos locais, foi considerada a dificuldade de mobilidade que pode estar sendo experienciada pelas famílias. Buscaram-se então soluções que facilitassem ainda mais o cumprimento do isolamento social em prevenção a Covid-19.

Antônio Wilson Soares, um dos voluntários presentes durante a entrega, conheceu o Transforma através do projeto Restaurando Sonhos, uma das iniciativas contempladas pela ação. “Já tinha o hábito de trabalhar com ações beneficentes e decidi me inscrever. Tem sido muito bom, a cada dia tenho crescido como ser humano”, avaliou.

O voluntário acrescentou que são ações assim que levam um pouco de esperança, dignidade e fé para as pessoas. “Percebi que podemos fazer tanto, e às vezes algo que parece ser pouco para alguns, como uma cesta de alimentos, seja o bem mais precioso para outras famílias. Quando a sociedade compreender que ações como essas devem ser feitas sempre, o mundo será bem melhor”, concluiu Antônio Wilson.

O Teresina Transforma é uma plataforma online de voluntariado mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Para saber como ser um voluntário ou cadastrar seu projeto social basta acessar o link https://teresinatransforma.pmt.pi.gov.br/