Na tarde dessa terça-feira (21), a cidade de Teresina enfrentou uma chuva de grande intensidade, em um curto espaço de tempo. Segundo os climatologistas, foram registrados 50 milimetros de chuvas somente nesta terça. Isso provocou alagamentos em trechos de ruas da cidade, afetando principalmente as regiões Norte e Leste da capital. Na zona Leste, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região (SDU Leste) já está atuando para minimizar os transtornos ocasionados pelas águas pluviais, com a atuação da chama “Rota das Chuvas”. Na zona Norte, a SDU Centro Norte monitora os estragos na região e as equipes já estão nos locais mais afetados pelas chuvas.

Na zona Leste, as equipes de limpeza estão percorrendo, nesta quarta-feira (22), os bairros Ininga, São João, Satélite, São Cristóvão (Maloca), além da Avenida Presidente Kennedy e a Rua Coronel Costa Araújo.

“A medida busca monitorar galerias, bocas de lobo e canais para promover a limpeza e os reparos necessários para as suas desobstruções que farão com que as águas escoem com mais facilidade. Estamos em campo percorrendo os principais pontos de alagamento e atuando de forma efetiva para promover as desobstruções causadas pelos lixos descartados de forma irregular”, frisou o gerente de Serviços Urbanos, Renato Lopes.

Na zona Norte, o foco tem sido a limpeza de canais, bocas de lobo e galerias, além do trabalho de manutenção nas estações de bombeamento, para melhor escoamento das águas, nos bairros Parque Alvorada, Nova Brasília, Parque Brasil, Mafrense e Mocambinho. “Estamos concentrando as equipes nessas localidades atingidas e fazendo vistoria em todas as bocas de bueiros da região. Lembrando que é importante que a população atente para o descarte correto do lixo, que é a principal causa desses entupimentos”, destaca Márcio Sampaio, superintendente executivo da SDU.

Paralelo a isso, os profissionais da Engenharia da Gerência de Obras e Serviços da SDU Leste também estão em campo, verificando os dispositivos de drenagem e a situação do sistema viário para tomar as devidas providências.

Na zona Sudeste de Teresina, foi registrado apenas um alagamento, que aconteceu no Parque Boomerang, mas a água já escorreu e a situação foi normalizada. Na zona Sul também não foi registrado nenhum transtorno maior por causa das chuvas.

Moradores devem evitar o descarte incorreto de lixo

As SDUs reforçam a necessidade do cuidado por parte da população em descartar o lixo em locais apropriados para não entupir a passagem das galerias e canais da cidade. É fundamental o apoio da população no sentido de evitar o acúmulo ou descarte irregular de lixo em áreas de proteção ambiental.

“Nosso maior objetivo, neste aspecto, é promover a conscientização das pessoas para que elas se sintam mobilizadas a participarem conosco das limpezas nos bairros. Juntos, podemos trabalhar com ações mais direcionadas com a finalidade de manter a nossa região mais limpa. Solicitamos também o apoio da população no sentindo de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e também em evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas”, afirmou João Pádua.

No caso da zona Leste, a comunidade pode ajudar com informações ou denúncias sobre descarte incorreto de lixo domiciliar ou material sólido pelos números (86) 99957-3709 / (86) 98165-8000 / (86) 99498-5183. ou pelo aplicativo Colab. Já no caso da zona Norte, a população pode denunciar essas irregularidades por meio do telefone (86) 3215-7465 ou também do aplicativo Colab, que fornece aos teresinenses a possibilidade de acrescentar mais informações.