Na tarde desta sexta-feira (24), o prefeito Firmino Filho realizou videoconferência com pastores de igrejas evangélicas de Teresina para falar sobre a situação da capital em relação ao enfrentamento do novo coronavírus. Durante a reunião, que foi organizada pelo vereador Ricardo Bandeira, o prefeito enfatizou a importância da permanência do isolamento social para evitar a propagação do vírus na cidade e a superlotação da rede pública de saúde.

O prefeito destacou o poder de propagação do vírus e que pessoas assintomáticas podem transmitir a doença sem saber da carga viral que estão carregando. Não adotar medidas como o isolamento social pode levar ao aumento da curva de infectados de forma rápida e exponencial. “Sem o isolamento podemos ter centenas de casos em poucas semanas. Não podemos cometer o mesmo erro de países como os Estados Unidos, que demoraram a tomar medidas de isolamento social e hoje é o epicentro da Covid-19 no mundo”, ressaltou.

O chefe do executivo municipal comentou sobre a impaciência por parte da população em relação ao isolamento social. “Como ainda não houve um número de casos alarmantes em Teresina, as pessoas acham que o vírus é uma doença qualquer e que podemos levar a vida normalmente, mas não é isso. Não podemos banalizar o grande desafio que estamos vivendo. As pessoas passam a naturalizar a doença e achar que ela não está entre nós, mas ela já está”, alertou.

Segundo o prefeito, já está sendo estudado, junto com vários setores da sociedade, a retomada das atividades econômicas na capital, avaliada por uma comissão de técnicos da Prefeitura. “Não sabemos quando iremos retomar, mas esse processo será feito de forma gradual, coordenada e segura. Estamos avaliando critérios para que ocorra essa retomada seguindo protocolos e monitorando a expansão do vírus. Nosso objetivo é preservar a vida dos teresinenses”, afirmou.

Durante a videoconferência ficou definido que, junto com os pastores, será formada uma comissão para dialogar sobre a reabertura gradual das igrejas em Teresina, de acordo com uma avaliação segura do quadro. No início da semana, o prefeito se reuniu com representantes da Igreja católica para tratar do mesmo assunto.